sexta-feira, 27 de junho de 2008

Evento reúne educadores de todo o Brasil

Mais de 8 mil pessoas de 16 estados brasileiros participaram das palestras, comunicações orais e painéis do 2º Congresso Internacional de Educação – Desafios e Possibilidades. Participei em todas as palestras e conheci tantos, inúmeros! diretores, coordenadores e professores de várias escolas, públicas e particulares. Fiquei impressionado com a oportunidade que tivemos de divulgar a FATEC. Levei alguns diretores para conhecerem a FATEC e falei da FATEC para os palestrantes. Valeu a pena! Não sei como faremos para ir a todas as escolas que nos convidaram para divulgar a FATEC. Melhor sobrar do que faltar. Até o pessoal do truco cooperou liberando a área em frente da faculdade. rsrs

Visita ao aeroporto-indústria Viracopos


"Em 20 de junho, cerca de 35 alunos do Curso de Logística visitaram o aeroporto-indústria Viracopos, o maior terminal de cargas da América Latina. Além de conhecerem o armazem, os equipamentos de movimentação e os sistemas de informação utilizados, a turma foi presenteada com a palestra de Rui Medeiros Cunha, fundador da Infraero." (por Adriano Faria, 5o Log Noturno)

Aluno da FATEC tem trabalho aceito em congresso internacional

Carlos Edurdo Barbosa, Logística 5o período noturno, teve seu trabalho "O transporte marítimo de Gás Natural (GNL) pode impedir o o racionamento de energia elétrica no Brasil?" aceito no XV Congreso PanAmericano de Ingeniería y Transporte, a ser realizado em Cartagena, do dia 14 ao 17 de setembro de 2008. O Cadu é o autor principal tendo o Prof. Tozi e o Prof Anderson Correia Ribeiro, do ITA, como coautores. Show de bola Cadu!

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Diretor de Sistemas da Tivit visita FATEC SJC

Ontem tive a alegria de receber a visita do Diretor de Sistemas da Tivit. Após conhecer as instalações da FATEC SJC levei-o para conhecer o Cecompi e o CTE da Vale.

Parque Tecnológico ganha primeiro laboratório brasileiro de estruturas leves

Com o objetivo de desenvolver projetos de inovação tecnológica que reduzam o peso e o custo de estruturas aeroespaciais, será implantado no Parque Tecnológico Engº Riugi Kojima um laboratório para pesquisa de estruturas leves. O projeto tem investimento avaliado em R$ 90,5 milhões. O laboratório ocupará uma área de 4 mil metros quadrados do Núcleo do Parque Tecnológico e consiste na terceira fase de implantação do CDTA (Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Aeronáutica). A implantação está prevista para ter início ainda neste semestre. (Assessoria de Imprensa - Prefeitura de São José dos Campos)

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Taça São José de Futsal


Doze alunos da FATEC irão representar a faculdade na Taça São José de Futsal. Informações com Tales Toro, turma Log4 noturno. Estamos atrás de patrocinadores!

domingo, 15 de junho de 2008

Feira do Jovem Empreendedor Joseense 2008


A FATEC terá dois estandes bem na entrada da Feira do Jovem Empreendedor Joseense. Preciso de voluntários! Os horários de pico são 10h e 14h.

Beethoven e Piazzola no Teatro Municipal

Estou animando a turma da manhã e da tarde para o próximo concerto no Teatro Municipal. Ontem o diretor da FCCR, José Roberto Cannizza elogiou e agradeceu a iniciativa. As peças serão: 8ª Sinfonia de Beethoven e as 4 Estações Porteñas de Astor Piazzolla, estas, com a participação especial ao piano de Facundo Ramirez. Nesta quarta, 18 de junho, 20h30. Maiores informações favor entrar em contato com a Sra. Ângela Blanco do Espaço Mário Covas pelo tel. 3921-7587.

FATEC JR

Alunos da Logística e da Informática reuniram-se na quinta para discussões iniciais sobre a FATEC JR de SJC. Interessados em participar podem enviar e-mail para a Profa. Tati anexando o currículo. Na mesma semana visitamos a FATEC JR de SP.

32o Encontro com Profissionais Anglo

As alunas Vanessa Sutil e Sarah França Aquino (Log manhã) tiraram dúvidas sobre a carreira de Logística da FATEC SJC aos alunos das unidades do Anglo do Vale do Paraíba. Coloquei as duas para falar da carreira dez minutos antes da palestra começar. Bom, pensei que era apenas para falar da FATEC...

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Tecnólogos são impedidos de participar de concurso da Petrobrás

Um recente edital da Petrobrás, no seu item 3.9 diz "para todos os cargos, não serão aceitos cursos de tecnólogo". Não entendi esta restrição. No exterior até 40% dos formados em ensino superior são tecnólogos. Nas instalações da FATEC SJC temos os cursos do Prominp, que justamente procuram sanar lacunas do mercado, ligados ao petróleo e gás, ironicamente áreas de atuação da Petrobrás. O mercado de hoje é dinâmico e necessita dos tecnológos para atender rapidamente estas demandas.
"Isso é preconceito", declarou em artigo do Estadão, de 09 de junho, o assessor para assuntos de ensino superior do Centro Paula Souza, Angelo Luiz Cortelazzo. A FATEC oferece cursos superiores de tecnologia desde o fim dos anos 60 e é uma das poucas públicas na área em São Paulo. Cortelazzo conta que há poucas semanas se reuniu com dirigentes da Petrobrás e do governo de São Paulo para tentar mudar a política da empresa com relação a tecnólogos, mas ainda não houve resposta oficial.
Apesar de tudo a nossa empregabilidade é de 92%. Poderia ser maior se não fossem editais como o da Petrobrás.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

LOGISVALE 2008 (Simpósio e Feira de Logística e Comércio Exterior do Vale do Paraíba)

A Nanquim Comunicação & Eventos promove dias 18 e 19 de junho em São José dos Campos a 7ª Edição do LOGISVALE (Simpósio e Feira de Logística do Vale do Paraíba) no Espaço Cassiano Ricardo, na Avenida Cassiano Ricardo, 1.983, Jardim Alvorada. A abertura oficial, na quarta-feira, dia 18, está prevista para as 13h30. São esperados 3 mil visitantes durante os dois dias de evento.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Prominp: encerramento de curso da segunda turma

A segunda turma do curso de Supervisor de Qualidade, do convênio FATEC - PROMINP, encerrou suas atividades. Os alunos ficaram muito satisfeitos com o curso e parabenizaram todos os professores.
O Plano Nacional de Qualificação Profissional do Prominp é um grande projeto de qualificação profissional que visa capacitar, gratuitamente, milhares de profissionais em 175 categorias profissionais consideradas críticas para o setor de petróleo e gás, ou seja, categorias com disponibilidade de mão-de-obra bem inferior à demanda do setor. O Plano Nacional de Qualificação pretende treinar, até o final de 2009, cerca de 112 mil profissionais nos níveis básico, médio, técnico e superior, em 17 Estados do Brasil onde deverão ocorrer os projetos de investimentos planejados para o setor de petróleo e gás.