terça-feira, 24 de março de 2009

Chamada para Voluntários do Programa Decolar - PMSJC

Na FATEC estão funcionando turmas Programa Decolar da PMSJC no período da tarde, toda terça-feira, 14h50-16h50. Estamos fazendo uma chamada para seleção de voluntários nas áreas relacionadas abaixo. Os voluntários podem ser docentes, alunos ou pessoas da comunidade. Existem vagas em outros horários para o Decolar Leste e Decolar Sul.
O Programa Decolar - Desenvolvimento do Talento foi criado pela Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos para oferecer aos alunos do Ensino Fundamental identificados com talento acima da média a oportunidade de ampliar e aprofundar os conhecimentos. Eles participam de atividades, sempre em horário diferente das aulas na escola, oferecidas de acordo com projeto pedagógico, organizado em três áreas do conhecimento: ciência, comunicação e criatividade. Essa atividades são desenvolvidas em locais específicos, por voluntários especialistas em suas áreas e acompanhadas por facilitadores da Secretaria.

Atividades que necessitam de voluntários para o primeiro Semestre de 2009
·Arqueologia
·Biologia Ambiental
·Chinês
·Construção de aeronaves
·Desenho - Mangá
·Eletrônica (conserto de TV e DVD)
·Engenharia mecânica (como se fazem os carros e aviões, desenho e produção de peças para aviões)
·Espanhol
·Física
·Fotografia (tratamento da imagem digital, foto-motagem)
·Francês
·Hardware
·História (antiga)
·Informática
·Inglês
·Italiano
·Japonês
·Jazz
·Jogos eletrônicos (desenvolvimento de jogos para celulares, vídeos-game e computadores)
·Kung Fu
·Matemática
.Mecânica de autos
·Natação
·Paleontologia
·Patins in line
·Poesia
·Química
·Taekwondo
·Teatro
·Tecnologia (criar “coisas” – aparelhos tecnológicos, inventos)
·Xadrez

Locais:
1. Decolar Sul: Av. Adilson José da Cruz, s/nº, Dom Pedro I
2. Decolar Leste: R. Vitório Carnevalli, s/nº , Vila Tesouro
3. FATEC: 3ª feira, 14h50 – 16h50, Rod Pres Dutra, km 138, Parque Tecnológico Riugi Kojima.

Telefones: 3966-8352 / 3912-9851
Email: decolarsul@sjc.sp.gov.br
decolarleste@sjc.sp.gov.br
fmasanori@gmail.com (FATEC)

Artigo baseado em trabalho de graduação será apresentado em congresso internacional

O artigo "Economic Analysis on Automated Storage/Retrieval System at Brazilian Air Cargo Terminal", baseado no Trabalho de Graduação dos alunos Rogério Harada e Fábio Muraoka, Logística Manhã, foi aceito para apresentação no 2009 ATRS Conference (27-30 June, Abu Dhabi, UAE). O professor Luiz Tozi irá fazer a apresentação do trabalho.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Encerramento do Trote Solidário Unificado, 21 de março, auditório B - ITA






Encerramento do Trote Solidário Unificado
Auditório B - ITA
Sábado, 21 de março, 14h30
Agenda:
14h Abertura
14h Secretário de Desenvolvimento Social de SJC João Francisco Sawaya de Lima
15h Instituto Elos - Edgar Gouveia Jr
15h50 Coordenadora Geral do Projeto Decolar da PMSJC Vera de Carvalho
16h40 Projetos Sociais – Universidades
17h Encerramento

FATEC, ITA, UNESP, UNIFESP e IBTA convidam os
ingressantes de 2009 a participarem do evento de encerramento do TROTE SOLIDÁRIO UNIFICADO de São José dos Campos!
O evento visa incentivar o voluntariado e impressionar os ingressantes apresentando as ações sociais que vem sendo realizadas pelas universidades, pela prefeitura de São José dos Campos e pelo Instituto Elos de Santos.
Contaremos com a participação de Edgard Gouveia Junior do Instituto Elos, apresentando as ações da organização, com o Secretário de Desenvolvimento Social de São José dos Campos, Sr. João Francisco Sawaya de Lima e com a Coordenadora Geral do Projeto Decolar, Sra. Vera de Carvalho.
O Trote Solidário Unificado realizou com sucesso ações sociais como campanhas de Doação de Medula Óssea em parceria com a equipe de Oncologia do Hospital Pio XII, Incentivo á Doação de Sangue e arrecadação de alimentos e roupas em parceria ao Fundo Social de São José dos Campos.
Todos estão convidados a participar do evento e a descobrir como se tornar um voluntário ativo nas ações sociais das universidades e da sociedade.

sábado, 7 de março de 2009

Logística visita o Palácio dos Transportes


Dia 4 de março o 5o período Logística Manhã participou de evento no Palácio dos Transportes. Na foto além do Paulo Skaf, o Presidente do SETCESP Francisco Pelúcio.

Parceria entre a FATEC SJC e o Projeto Decolar da PMSJC

Dia 17 de março crianças do Projeto Decolar começam a ter aulas com alunos voluntários da FATEC São José dos Campos. Inicialmente a atividade ocorrerá toda terça, 14h50-16h50. As crianças estão aguardando ansiosas pelo início das aulas.
Faro e método para a percepção de talentos, atividades extra-classe complementares e uma boa dose de voluntariado compõem a equação do Programa Decolar, desenvolvido pela Rede Municipal de Ensino de São José dos Campos. O foco são os jovens acima da média, aqueles considerados "superdotados" ou talentosos, termo preferido pelos professores e orientadores educacionais do programa.
Ao invés do talento acadêmico e dos limites lógicos dos tradicionais testes de QI (Quociente de Inteligência), o projeto explora e estimula as habilidades naturais destacadas nos meninos e meninas selecionados, em sua maioria, de famílias de baixa renda, cujas idades vão dos 9 aos 11 anos.