terça-feira, 16 de junho de 2009

Planejamento Estratégico de Transporte

Venha debater os assuntos relacionados à Logística e Transporte no Vale do Paraíba

Com a presença confirmada de:
Milton Xavier
Assessor de Planejamento da Secretaria Estadual de Transportes
Felicio Ramuth
Secretario de Transportes de São José dos Campos
Fernando Diniz
Secretario de Transportes de Caçapava
Osman A. Cordeiro
Presidente da Minóica
Laércio Lourenço
Presidente da Sindivapa

Local: FATEC-SJC (auditório 1)
Parque Tecnológico - São José dos Campos
18 de junho de 2009 - 19h00
Entrada Franca
Informações: 12 3905-4851

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Do giz à lousa digital

Uma caneta com luz infravermelha é o novo instrumento de escrita, e uma tela interativa substitui o antigo quadro-negro.As Fatecs de São José do Rio Preto e Tatuí e a Etec de Bebedouro criam soluções adequadas às suas realidades – e com economia de recursos.
Uma caneta de LED infravermelho faz as vezes de giz e ainda permite cliques, como um mouse. O controle remoto do videogame Nintendo Wii capta os movimentos que a caneta faz e transmite a informação ao computador. Além disso, um software cria uma tela transparente que, projetada sobre qualquer superfície plana (até mesmo a velha lousa), permite ao professor anotar diretamente nos arquivos de texto e imagem. O sistema dispensa as idas constantes ao computador para operar o mouse.
Formada em Informática para a Gestão de Negócios pela Fatec São José do Rio Preto,a tecnóloga Susi Toyama desenvolveu em 2008 um programa a partir de um software livre criado por Johnny Chung Lee, doutor em Interação Homem-Máquina pela universidade norte-americana Carnegie Mellon, de Pittsburgh. Ao verificar que o programa de Lee só permitia escrever em Paint, Photoshop ou aplicativos de desenho, Susi ampliou as possibilidades. “O professor trabalha desde o editor de texto e as planilhas Excel até as páginas da internet”, afirma a tecnóloga, que gastou apenas R$ 290 no equipamento, enquanto os produtos de mercado custam a partir de R$ 2,7 mil. (Revista do Centro Paula Souza, maio/junho 2009)