quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Dicas para a bolsa Fullbright (by David Ribeiro Lopes)

Pedi para o David este texto para animar o pessoal a tentar a bolsa! Grazie Mille David! Ele começa a seguir...

42 Brasileiros foram escolhidos para participar do programa 2009/2010 da Comissão Fulbright que oferece bolsas de estudos internacionais para tecnólogos. Cada estudante é escolhido para estudar em um Community College que satisfaça suas necessidades acadêmicas onde irá estudar por um ano, todos os custos cobertos.
Para estudantes que não alcançarem a nota mínima no teste TOEFL ainda é oferecido um programa pré-acadêmico que começa em Junho e dura dois meses nos quais os alunos terão aulas intensivas de inglês nos Estados Unidos.

Em 2009 há estudantes brasileiros morando em Seattle, Iowa, New York, Houston, Daytona Beach, Dallas, Tampa, St. Louis, Minnesota, South Carolina, Alabama, Illinois, Massachusetts e Wisconsin. A bolsa, que está no seu terceiro ano, vale cerca de 25 mil dólares e inclui custos de housing e transporte nos EUA, além de um auxílio mensal que varia de cidade para cidade. (Cerca de 475 – 630 dólares).

As inscrições para o processo seletivo 2010/2011 já estão abertas, para se inscrever basta visitar o website http://www.fulbright.org.br/bolsas19.html até dia 3 de outubro de 2009. Para a inscrição você precisará de:

· Documento com foto

· Histórico escolar do ensino médio

· Histórico escolar do curso de tecnólogo

· Teste TELP (nota mínima necessária)

· Quatro redações, que são redigidas na sua página de registro.

O processo é composto basicamente de três fases.

Primeira Fase:

Cadastro no website, essays (redaçõezinhas) e TELP, a nota mínima no TELP é cerca de 70 pontos, a prova vale 150 pontos e tem cerca de 200 questões de Reading e Listening, custa 80 reais e pode ser feito em diversas escolas de Inglês, em São José dos Campos a escola ICBEU ministra este teste.

Segunda Fase:

Entrevista em São Paulo com os responsáveis pela Fulbright e um representante da embaixada dos Estados Unidos, similar a uma entrevista de emprego mas em inglês.

Terceira Fase:

Teste TOEFL (Test Of English as Foreign Language), teste internacional que mede seu nível de proficiência em Inglês, um teste (140 dólares, pagos pela Fulbright) feito pela internet que vale no máximo 120 pontos. Você receberá um livro para estudar para o TOEFL ao chegar à terceira fase, sua nota neste teste determinará se você irá ou não precisar cursar o pré-acadêmico.

O processo é muito claro, não é difícil conseguir a bolsa, mesmo sem nunca ter cursado Inglês eu participei do processo e agora estou estudando em Dallas de graça, há restrições sobre quem pode ou não se inscrever, mas não se preocupe muito com suas notas ou se está ou não cursando entre 25 e 75% do curso, se inscreva e tente, por 80 reais você terá a chance de ter o ano mais incrível da sua vida.

Os alunos são sempre instruídos e a Fulbright está presente em todo o processo, qualquer dúvida me mande um e-mail: davidribeirolopes@gmail.com .

Exemplo de cadastro:

Nenhum comentário: